Já ouviu falar em: Fancfic

sexta-feira, julho 31, 2015 Mackenzie 0 Comments


Oii! Voltei, (de novo, novamente).
Se tem uma coisa que eu gosto muito é escrever. Escrever sobre qualquer coisa, no meu diário/agenda, cartas, textos e também nas minhas FICS.

Desde o ano passado eu venho me empenhando em escrever meus próprios contos, onde eu posso determinar o rumo de qualquer situação e fazer o papel da autora dando o final que eu achar melhor a uma história.

Mas o que é uma Fanfic?!
Uma fanfic, ou fic, nada mais é do que uma narrativa ficcional escrita por um fã (ou fãs) que são escritas em blogs ou sites que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir os direitos autorais e a obtenção de lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

Como surgiu?!
O surgimento dos primeiros fanfictions, de acordo com Vargas (2005) advêm muito antes da concretização da web. Surgiram, nos EUA, na década de 70, com a publicação de histórias em fanzines, as quais eram tributo à série Jornada nas estrelas. No Brasil, a veiculação e a escrita dessa literatura só se concretizou mediante a publicação e adaptação para o cinema da obra Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Alguns dos tipos de Fanfics mais encontrados:

Cross Over
Fanfics onde se misturam universos (fandoms) diferentes. Ex.: Pokémon/Digimon, Harry Potter/Star Wars.
Deathfic
Onde pelo menos um personagem principal morre.
Fanon
Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.

Lime

História com cenas de sexo implícitas, tanto entre casais héteros, quanto homossexuais.

OC

"Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.

OOC

"Out of Character". Quando a personalidade do personagem é igual a do narrador

Saga

São fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25. ou com até temporadas, que normalmente variam de 2 a 3 temporadas.

Self Inserction 

Quando o ficwriter (escritor) participa da trama, interagindo com os personagens.

Yaoi 

Fanfic com cenas de romance entre dois homens onde é incitado o sexo, mas não é retratado explicitamente.

Shounen-ai

Fanfic contendo cenas leves de relacionamento entre homens, contendo geralmente, no máximo, beijos.

Shoujo-ai

Fanfic contendo cenas leves de relacionamentos entre mulheres, contendo geralmente, no máximo, beijos.

Fluffy (Anw, é muito amor)

Fanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagens são muito carinhosos.

MPREG (Uow)

Male PregnantFanfic onde personagens do sexo masculino tem a capacidade de engravidar.
(Eu nunca li uma fic desse tipo, imagino que deve ser engraçado!)

POV

Point of View (ponto de vista). Indica de quem é o ponto de vista da cena, ou seja, quem a narra. Pode ser um personagem principal ou secundário.

SAP

Sweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarada, mas sem excesso.

Side Storie

Fanfic curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de "bônus". Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.

Maintext

Enredo, situações ou romances que aparecem explicitamente na obra original e são explorados na fanfic. Ex: Romance Niklaus Mikaelson x Caroline Forbes

Subtext

Situações ou romances que são subentendidos na obra original e desenvolvidos na fanfic. Ex: Romance Castiel x Dean Winchester.(Eu preferia Charlie e Dean)

TWT

Time? What time? Fora da linha temporal. Não tem tempo cronológico. O personagem conta do passado e volta para o futuro, assim sucessivamente, mas normalmente coloca-se, algo como "Flash Back" indicando que voltou a certo ponto passado da história.

What If

O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; etc.)

Lolicon

Fanfic com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) - O termo deriva da História "Lolita".

Ecchi

Fanfics que possuem insinuações de sexo mas não necessariamente o sexo explícito em si.

Citrus

Fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.

Canon

Segue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippings (casais como por exemplo: Gil Grissom e Sara Sidle, Harry Potter e Ginny Weasley) e caracterização de personagens.

Oneshot

Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.

Shortfic

Fanfic de poucos capítulos (de 3 a 5). Essas fanfics são como minisséries e os capítulos podem ser longos ou curtos.

Songfic

Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo(a) autor(a), como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots ou Shortfics.

U.A. (Universo Alternativo)

Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.

Longfic

Quando a história tem capítulos longos e geralmente a história tem muitas voltas.

R.A. (Realidade Alternativa)

Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais dos criados pelo(a) autor(a) original, porém, um dos fatos mudam. (Ex.: Draco e Harry lutam lado a lado contra Voldemort).

Uh, é tanta coisa! E esses são só alguns dos principais tipos de fanfics.
Você também escreve alguma fanfic? Ela se aplica a algum tipo citado a cima? Conta para mim, esse fim de semana eu vou estar divulgando algumas fanfics, tanto aqui no blog, quanto no ig (@mygeekchic), comente a sinopse e o link na sua fic.
Eu também escrevo uma fanfic U.A e R.A. Ela se chama She will be Loved e fala sobre um romance entre o cantor Adam Levine com a Amy Adams, dá só uma conferida!


ELE TINHA PAVOR DE CASAMENTO...

Conquistador inveterado, o cantor Adam Levine adorava mulheres sensuais e independentes que não envolviam a menor idéia de compromisso. No entanto...
"De uma hora para outra, não consigo manter a mente afastada, nem as mãos, de Amy Adams. É claro que ela é muito bonita e sexy, mas nos conhecemos há anos e pessoas que se consideram amigas não deveriam agir dessa forma. Porém, devo confessar que, quando olho para ela, amizade é a última coisa que me passa pela cabeça! E Amy me faz esquecer o juramento de fugir de qualquer mulher que me fizesse sequer pensar em casamento..."

Leia um trecho: 
Os lábios dele hesitaram sobre os meus. Eles se tocariam? Nunca tinha acontecido independente do quanto eu quisesse. Ele começou a abaixar a cabeça e o meu coração disparou. Sim. Ah, sim. Mas, quando eu me adiantei, ele se afastou as feições mudando ao ouvir o som de um telefone distante.  Eu acordei. 
- Alô? 
 - Amy, houve um acidente.
 O tom de Michael me fez arregalar os olhos.
 - Um acidente? - perguntei, acendendo o abajur.
- Puta merda. Como dizer isto? - hesitou ele, enquanto eu esperava receosa. - E Adam. Está em coma."

Se você quiser continuar lendo é só clicar aqui :)

Não esqueça de comentar, seu comentário é muito importante ;)

0 comentários: